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segunda-feira, 23 de maio de 2011

Síntese Crítica

     Esse é um espaço onde desenvolvo uma síntese crítica relacionada a esses quatro textos:

Web 2.0  (Projetos de aprendizagem no contexto da Web 2.0: possibilidades para a prática pedagógica – Daiana Trein, Profa. Dra. Eliane Schlemmer)

Informática na educação: instrucionismo x construcionismo  (José Armando Valente)

Cultura Do Ensino E Cultura Da Aprendizagem  (Ver PRIMO – 1999)

Por Quê o Computador na Educação?  (Por Quê o Computador na Educação? – José Armando Valente)


  Os quatro textos contemplam a idéia de uma nova metodologia de aprendizagem que atenda um melhor aproveitamento da relação entre o aluno e o professor, através do uso da tecnologia, não apenas como uma ferramenta e sim com o propósito de estimular o interesse do aluno para determinadas situações do cotidiano.
        O ensino por projetos de aprendizagem atende as expectativas do sujeito e do mediador, por apresentar sempre situações diferentes, onde ambos desconheciam e agora procuram por alternativas que supram essas angústias no desenvolvimento do projeto, proporcionando um leque de informações variadas sobre um determinado assunto; diferente da metodologia de ensino tradicional, no qual o professor possui o conhecimento e transmite ao aluno, e o mesmo recebe e procura memorizar enquanto tiver serventia, ou seja, é aplicado um conhecimento de forma restrita, pois o mediador remete o conhecimento e o aluno responde mecanicamente de acordo com o que aprendeu. Vale ressaltar que é preciso trabalhar com a motivação do aluno, ele precisa se sentir inserido no processo para ampliar sua capacidade de desenvolvimento e sua eficácia durante o aprendizado.       
       Outra relação de ensino se dá a partir do século XX no Brasil, o sistema de educação à distância, com o objetivo de disseminar o conhecimento para atingir um número amplo de pessoas interessadas em um curso técnico, graduação, ou ainda pós-graduação. Uma alternativa ímpar, para quem não tem acesso as instituições presenciais e dependem de meios transportes com horários restritos, emprego ou por motivos particulares.
      A educação a distância está vinculada com os meios de comunicação e tecnologias que estabelecem contato com o aluno, como mídias, ambientes virtuais da aprendizagem, comunicadores instantâneos, videoconferência, entre outros. Isso é sensacional, levar o acesso a informação as pessoas que necessitam de uma forma alternativa para superar os entraves do dia-a-dia, de modo a manter a qualidade do ensino; e conforme as instituições presenciais, na EAD o desenvolvimento do aluno também é avaliado, e muitas vezes mais intenso.      
       Inserir computadores ou outras tecnologias nesses processos de ensino não é sinônimo de solução e nem de aproveitamento de aprendizado, quando não aplicado de forma correta. É preciso investir num modelo de ensino, no qual o protagonismo do aluno através dessas tecnologias trate a ferramenta como algo inovador e que possa fazer coisas que antes não era possível por não possuí-la, informática na educação é isso, unir a tecnologia para traçar caminhos diferentes, mas que alcance o objetivo final com êxito.
    

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