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segunda-feira, 20 de junho de 2011

Considerações Finais

Está chegando ao fim do módulo de informática em educação a distância do 4º semestre da turma de Informática e Cidadania 2009 da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. Para concluir com o módulo e não com o blog, posto aqui as minhas dúvidas sanadas.

1 - Como podemos monitorar a autonomia do aluno através de ambientes virtuais de aprendizagem?
Propondo formação de grupos para discussão de uma determinada atividade sem horário específico, mas dentro de um limite de tempo.
Realizando atividades complementares e fóruns durante a semana para melhor entendimento de um assunto.
Fazendo no mínimo uma avaliação simples por semana  para avaliar o rendimento do aluno.

2- Até que ponto autonomia ajuda no processo de aprendizagem do aluno?
 A autonomia favorece na aprendizagem do aluno enquanto ele não extrapola os limites da liberdade.

3- Quais são os artifícios que os professores utilizam para manter o aluno em contato e sempre motivado a estudar. 
Os professores procuram responder o quanto antes as dúvidas dos alunos, manterem sempre conectado através de mensagens instântaneas, e-mails e outros meios de comunicação. Para manter o aluno motivado abre-se espaço para viagens, conferências, encontros semanais e a própria cativação que o professor traz para o momento das vídeo-aulas, além de contar sempre com novidades postadas na internet e a atenção dada a cada aluno.





Até aqui notamos que distância não é obstáculo para quem realmente quer aprender.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

MEC apresenta problemas no ensino a distância.

Essa foi uma reportagem exibida pelo jornal nacional em 30/04/2009, onde o Mec visitou e analisou as maiores instituções de graduação a distância e apresentou problemas físicos, tecnológicos e de suporte. Segue esse vídeo com o intuito de publicar informações sobre instituições a distância, mas também promover os benefícios da mesma e a oportunidade ofertada por essa modalidade de ensino. Algumas instituições estão entrando em acordo com a regulamentação exigida pelo Mec. Os números do Enade são favoráveis aos alunos de educação a distância, pois obtiveram nota maior em 7 das 13 áreas avaliadas.